Acupuntura e o Golfe

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
Portugal é considerado um dos melhores destinos do mundo para golfistas. Temos campos de golfe de classe mundial e talvez por isso não faltem adeptos nem praticantes da modalidade.

Ideal por não envolver impacto forte, e apesar de aconselhado a praticantes de todas as idades, não se pense que esta modalidade se baseia apenas em “andar”. O swing, em parte semelhante a movimentos vistos noutros desportos tais como o ténis e o hóquei ou, como outros menos conhecidos por cá, tais como o cricket e o baseball, é um movimento extremamente complexo e que requer perícia e boa preparação física. 

À semelhança de outros desportos, os praticantes de golfe não estão imunes a lesões ocasionais. Regra geral estas lesões afectam o cotovelo, a região lombar ou o ombro.

O chamado cotovelo de golfista é uma lesão do epicôndilo lateral ou medial, por norma a afectar o braço mais utilizado (ex: braço direito para os destros, esquerdo para os canhotos). Ocorre com maior frequência em praticantes amadores, embora possa ser diagnosticada em jogadores mais experientes. “Pancadas” mal sucedidas ou que “cavam” a relva, são uma das principais causas nos jogadores com menos experiência.

A dor lombar é por ventura a mais comum de todas as lesões. A falta de aquecimento, ou erros técnicos (ex: trancar os joelhos, não levantar o pé de apoio ao projectar o swing), são causas possíveis. Trata-se de um tipo de lesão frequente em jogadores seniores, devido à menor mobilidade articular. Não obstante, existem exemplos de jogadores profissionais que batalham com lesões semelhantes de natureza crónica.

Tweet de Ian Poulter (golfista profissional inglês membros dois maiores torneios internacionais PGA e European Tour. Já foi nº 5 no ranking mundial:

Sessão de acupunctura para relaxar os músculos à volta da coluna. Preciso de ficar leve como uma pena… vem aí um grande fim de semana”

A dor no ombro é também muito frequente nesta modalidade e afecta sobretudo o braço principal. O desconforto agrava no período da noite, com o peso do corpo ao dormir. Piora com elevação e extensão, tornando movimentos como o pentear, escovar o cabelo ou mesmo colocar um cinto, bastante difíceis.

Os principais benefícios da Acupunctura no desporto

  • Reduz o nível de dor e inflamação
  • Relaxa os músculos e tendões
  • Aumenta a mobilidade
  • Diminui o risco de lesão

Pode ser combinada com outros tratamentos

A combinação da acupunctura com a fisioterapia habitualmente prescrita em fases pós-cirurgia é altamente recomendada e acelera o período de recuperação.

Marque o seu tratamento clicando neste link, contacte-nos via telefone 219210023 / 964574009 ou e-mail info@sintrasaude.pt