Terapia da Fala – Afasia

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
puzzle, com uma peça desencaixada, associando a terapia da fala como a peça que falta para recuperar de afasia pós AVC
Entenda como a terapia da fala pode ser fundamental no tratamento da afasia, auxiliando na recuperação da comunicação e linguagem após um AVC

Viver com saúde, alegria, plenos das capacidades com que se nasce é algo que deve ser diariamente cultivado. A arte da saúde e longevidade preza os bons hábitos de vida, desde uma alimentação equilibrada, à adequação às estações do ano, à prática regular de exercício e consciência de que o maior tesouro do ser humano, à parte dos seus entes queridos, é a sua própria saúde.

Infelizmente, mesmo tendo uma vida regrada, existem percalços (como não?), e para tal, contar com a ajuda da família, amigos e profissionais de saúde, para seguir o nosso caminho, dentro do possível, tanto felizes, como capazes física e mentalmente, é essencial.

Sofrer um AVC é um dos percalços aos quais todos estão sujeitos. É verdade que as sequelas são menos sentidas ou quase inexistentes em alguns casos, mas muitos indivíduos acabam por necessitar de apoio especializado para recuperar, restabelecer ou minimizar os danos causados. A afasia é uma dessas sequelas.

A afasia, ou seja, a incapacidade de expressão ou compreensão da linguagem falada e/ou escrita, é uma das possíveis consequências de um AVC.

Embora a afasia não traduza menor inteligência, socialmente pode ser entendida como tal. O próprio individuo acaba por evitar socializar. Quem apresenta este diagnóstico poderá sentir que as suas atividades quotidianas, a leitura, escrita ou mesmo a participação em conversas, seja afetada, levando a um maior isolamento, com tudo o que isso acarreta emocionalmente.

A Terapia da Fala é uma ferramenta indispensável nas situações de afasia.

Agende a sua Consulta de Avaliação, conte com o nosso apoio

Mais informações:

Tel. 219210023 | E-mail: info@sintrasaude.pt