As lesões mais comuns podem ser classificadas por lesões articulares e lesões musculo-tendinosas.
As lesões articulares mais comuns que recebemos na Clínica Sintra Saúde são as entorses e luxações. No caso das entorses, existe ruptura ou torção dos ligamentos que sustentam a articulação, regra geral causadas por um movimento repentino ou inesperado. Já no caso das luxações, o diagnóstico é confirmado caso a estrutura articular tenha sido comprometida. Se os ossos que a compõe estiverem separados, chama-se luxação mas se o dano for “apenas” parcial atribui-se o diagnóstico de subluxação. Os casos mais complicados, como as fracturas, são encaminhados numa primeira fase para ambiente hospitalar, no entanto acompanhamos a sua recuperação, utilizando no mesmo espaço as técnicas mais seguras e adequadas de fisioterapia aliadas à acupunctura e/ou osteopatia. O paciente ganha assim o melhor de ambos os mundos, pode continuar com o tratamento convencional (medicação) e ser acompanhado pela nossa equipa no “trabalho de campo” – a reabilitação.
Algumas das lesões musculares e dos tendões mais comuns, e que aqui descreveremos de forma muito sucinta, são a distensão, contratura muscular e tendinite.
Distensão Muscular
A distensão ou estiramento muscular ocorre quando existe um esforço superior à capacidade de resistência das fibras musculares, rompendo-as.
Tendinite
As tendinites são lesões causadas por movimentos repetitivos, não necessariamente fortes ou pesados. Neste primeiro conjunto de lesões, para além do repouso absoluto, é frequente a recomendar-se aplicação de gelo ou compressas frias numa fase inicial. Já a abordagem do tratamento à contratura passa muito pelo oposto.
Contratura Muscular
Nestes casos o músculo mantem a posição de contração e não regressa ao seu estado natural de relaxamento. Se num atleta tal é causado pelo acumular de ácido láctico, factores como o stress, má postura e a própria falta de mobilidade/exercício podem favorecer o aparecimento das mesmas em pessoas perfeitamente sedentárias. Regra geral, aplicação de calor nestes casos favorece a circulação sanguínea e consequente relaxamento muscular. A lombalgia, dependendo da sua causa, poderá igualmente beneficiar da aplicação de calor – e o mesmo se aplica, de modo geral, a patologias de dor crónica. Poderá saber mais sobre o tratamento de lombalgia e dor na coluna neste artigo.
E se o frio ou o calor não resolverem estas lesões? E se não quiser depender do uso contínuo de medicação? Na Clinica Sintra Saúde recomendamos o uso de Acupuntura, Fisioterapia, Osteopatia e Massagem Terapêutica para o tratamento de todas estas lesões de forma segura e eficaz. Consulte-nos para mais informações.
Sabia que pode marcar a sua consulta directamente através do nosso site? Clique aqui!