Dor lombar: Vamos tratar?

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
A quem nos nos liga, visita ou escreve a pedir sugestões para o tratamento de dor lombar temos uma palavra: Acupuntura. Sim, Acupuntura!

Quem hesita em optar por tratamentos de Acupuntura fá-lo por dois motivos: desconhece os benefícios e/ou imagina que é um tratamento doloroso.

Tem existido um aumento da prevalência de casos de dor lombar e consequente procura por formas de a tratar, mas ainda existe alguma falta de conhecimento sobre as mesmas. 

E porque tem sido maior a procura por tratamentos para a dor lombar?

  • Mais tempo sentado em casa em teletrabalho ou a cumprir com o dever de recolher obrigatório
  • Falta de exercício físico

Cerca de 6 em 10 pacientes recorrem à Acupuntura para o tratamento de dor lombar e a taxa de sucesso é bastante elevada. 

(Para saber mais sobre as causas de dor lombar poderá assistir à nossa série de vídeos “Dor na Coluna e Reumatismo” disponível no Youtube e que disponibilizamos abaixo)

Assista aqui ao nosso mini-seminário “Dor na Coluna e Reumatismo” gravado durante o confinamento

A saber, a Acupuntura é recomendada para o tratamento de casos de Dor lombar associada a:

✅ Artrose

✅ Hérnia

✅ Dor ciática

✅ Dor muscular

✅ Escoliose, entre outras

Recomendamos igualmente Osteopatia, Fisioterapia, Massagem Tui Na, mas normalmente Acupuntura primeiro. Porquê?

As vantagens da Acupuntura no tratamento de DOR (incluindo dor lombar), numa primeira instância:

Acupuntura vs Medicação (morfina)

o efeito após a sua toma por via venosa acontece após 20 min ou após 60 min quando administrada por via oral e este prolonga-se entre 3-7 horas. No caso da acupuntura, um tratamento de cerca de 30 min, promove um alívio que pode chegar aos 3 ou mais dias numa só sessão e isto numa fase inicial, com tendência a melhorar. [1][2]

Acupuntura vs Técnicas Manuais

Os nossos especialistas têm formação avançada e especializada no tratamento de dor sem recorrer necessariamente à seleção de pontos de Acupuntura nas áreas afectadas, áreas essas que podem estar muito sensíveis e, assim, difíceis de tratar utilizando as técnicas de Osteopatia ou Fisioterapia. Esta abordagem permite obter resultados ainda durante o tratamento com muito pouco, ou nenhum, desconforto. Não só é um abordagem amiga do paciente em termos de sofrimento, como abre também caminho para que outro tipo de intervenções, aí sim, possam ser feitas com mais conforto, nomeadamente as técnicas manuais (Osteopatia, Fisioterapia, etc.).

Assista aqui ao nosso mini-seminário “O ABC da Acupunctura”

Acreditamos que todas as especialidades e modalidades de tratamento (ex: fisioterapia, medicação, exercício físico, etc.) têm o seu papel na promoção do bem estar do paciente. Na Clínica Sintra Saúde as especialidades de Osteopatia, Fisioterapia e Massagem Terapêutica são naturalmente outras opções de eleição para o tratamento de dor – sem recurso a químicos, mas perfeitamente complementares caso seja o que está atualmente a seguir.

Posto isto: Vamos tratar? ☺

Agende o seu tratamento aqui

Fontes:

1. American Specialty Health Incorporated Health Services Department. (2016). Acupuncture: Does Acupuncture Provided Within a Managed Care Setting Meet Patient Expectations and Quality Outcomes?, 1–12. – https://www.acupuncture-quebec.com/DATA/DOCUMENT/acupuncturecahps.pdf

2. Xiang, A., Cheng, K., Xu, P., & Liu, S. The immediate analgesic effect of acupuncture for pain: a systematic review and meta-analysis – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29234385/