É normal que durante alguma fase da sua vida planeie perder peso. Seja depois de uma gravidez, depois de obter resultados em análises de rotina menos satisfatórios ou simplesmente ver os números na sua balança a subir.
Como tudo o que é importante na vida, conseguir uma perda de peso saudável e duradoura, exige alguma dedicação.
Existem diferentes tipos de dietas (mediterrânea, paleo, keto, low carb, sem gluten, jejum intermitente, etc.). Qual a melhor?
A verdade é que não existe “A Dieta”. Os hábitos alimentares devem basear-se no estilo de vida, historial médico e devem ser conscientes. Sem esquecer, e igualmente importante, devem conferir uma sensação de prazer e satisfação.
No artigo de hoje, partilhamos algumas dicas úteis para quem procura adoptar hábitos alimentares mais saudáveis e equilibrados. Sugerimos um pequeno exercício que proporciona uma análise da sua rotina. Vamos corrigir o básico?
Comece por analisar os seguintes:
- Pratica algum tipo de exercício físico? Passear mais o cão, utilizar mais vezes as escadas são igualmente opções a ter em conta, mas vai ter de o fazer mais vezes. Transpirar é fulcral… mas tudo conta!
- Bebe água suficiente? Beber 8 copos de água por dia é uma boa forma de começar. Comece por um copo ainda antes de ir à casa de banho de manhã e outro antes do pequeno almoço. O objectivo é chegar aos 4-5 copos de água antes do almoço.
- Quantas horas passa sem comer? Evite jejuns superiores a 3-4 horas. É nos snacks que a maioria das pessoas peca! Em vez de barras de cereais ou bolachas, prepare fruta, iogurte (sem açúcar), nozes e outros frutos secos no início do dia para que se possa saciar nos intervalos entre as refeições principais. E não se esqueça da água!
- Azeite é GORDURA! Todos os alimentos têm a sua utilidade, mas nem todos nos servem individualmente. Se o seu objectivo passa por perder peso, diminuir o colesterol, o consumo de azeite tem de ser diminuído. Dê preferência a cozidos e grelhados, em detrimento de fritos e guisados. E lembre-se: comer sopa também é beber água… numa forma disfarçada.
- Evacua diariamente? As contas são fáceis de fazer: nem tudo o que consumimos é absorvido pelo organismo, pelo que algo deverá ser eliminado. Se sofre de obstipação, é importante ingerir mais fibras (ex: + vegetais, + alimentos integrais, + fruta).
Estes são alguns hábitos simples que aconselhamos que reveja e que podem fazer alguma diferença.
Caso já tenha feito esta análise anteriormente e continue sem obter resultados, é importante recorrer a um especialista.
Quantas calorias consome diariamente e quantas precisa? Qual será realmente o seu peso ideal? Não esquecer que o peso não é tudo! Temos de considerar também a sua composição corporal, ou seja, teor de massa gorda, massa muscular, massa óssea e água. Quais deverão ser os seus objectivos a curto, médio e longo prazo?
Estas questões podem ser respondidas numa Consulta de Nutrição. A Dra. Rita Fernandes, nutricionista, colabora com o Instituto Português de Reumatologia e integra igualmente o corpo clínico da Clínica Sintra Saúde. Com vasta experiência no apoio ao tratamento da obesidade, prevenção e controlo de doenças coronárias, diabetes, colesterol e doenças do foro reumatológico, contamos que seja a pessoa certa para o ajudar a dar os primeiros passos para uma saúde melhor.
Marque a sua Consulta de Nutrição através do telefone 219210023 ou através do nosso formulário de contato.
Consulte outros artigos de Nutrição clicando aqui.