O poder do toque, particularmente da massagem, é uma das formas de medicina mais antigas do Mundo.
Existem dezenas de nuances desta arte medicinal, um pouco por todo o mundo. A mais utilizada na Clínica Sintra Saúde é a Tui Na (Massagem Terapêutica Chinesa). Aliada à Tui Na, utilizamos com frequência uma ferramenta terapêutica incrível: ventosas!
Embora não seja uma prática moderna, tem ganho maior popularidade através do poder de divulgação de eventos desportivos, partilhas nas redes sociais, etc.
A ventosaterapia é muito utilizada em conjunto com outras especialidades da Medicina Chinesa, particularmente com a Acupuntura e a Massagem Tui Na. As ventosas mais utilizadas por especialistas são de vidro ou bambu.
A técnica é aplicada em clínica de acordo com o ditado chinês: “onde existe estagnação, surge dor. Ao remover a estagnação, a dor desaparece”. E é exactamente o que as ventosas promovem. Trata-se de uma técnica de libertação miofascial que na prática clínica constitui uma ferramenta essencial para o alivio de dor e redução de processos inflamatórios.
O efeito de vácuo das ventosas eleva e separa os tecidos, o que facilita a eliminação de aderências entre fáscia, pele, ligamentos, músculos e tendões. A manipulação essencialmente longitudinal e circular, permite relaxar os músculos, libertar pontos-gatilho, melhorar o fluxo linfático e aumentar a circulação superficial.
Por vezes o paciente fica com marcas temporárias causadas pelo tratamento e que ficam resolvidas numa questão de dias. Esta é talvez a questão mais controversa e que faz hesitar quem nunca experimentou a ventosaterapia. Quem experimenta, fica fã.
Qual o motivo destas marcas?
Ao expandirmos as fibras dos tecidos afectados, o sangue estagnado, por norma de cor púrpura/escura, ascende à superfície da pele, dando a ideia de que a técnica provocou hematomas, no entanto, é precisamente desta libertação que advêm os benefícios da ventosaterapia. Esta “matéria” removida dos tecidos, dá lugar a “sangue novo” e resulta em maior mobilidade e sensação de leveza nas zonas tratadas. É natural que sinta que os seus músculos foram trabalhados, o que por norma represen
Não é por acaso que se diz que “a Acupuntura e ventosas, tratam metade das doenças”(ditado popular chinês, utilizado no sentido de que ambas têm aplicações muito diversificadas). Recomendamos para o tratamento de todo o tipo de patologia que se faça acompanhar de tensão, rigidez, dor e falta de mobilidade, seja ela causada por má postura no escritório ou por treinos mais intensos.
As especialidades da Medicina Chinesa são seguras e muito eficazes. Certifique-se que quem a executa é efectivamente formado nesta área e possuiu cédula profissional da especialidade.
Agende já o seu tratamento de Acupuntura (inclui Tui Na com ventosas) ou a sua Massagem Tui Na (25 ou 50 min).
>>>>> Clique aqui para marcar! <<<<<<<
Se gostou deste artigo, irá gostar destes:
Fontes: