Já se sente frio, o entusiasmo do verão fica para trás e as folham começam a cair. A teoria dos cinco elementos, utilizada na medicina chinesa, estabelece muito bem esta relação entre estações do ano, órgãos, elementos, emoções, etc. Com a chegada do outono, o foco está nos pulmões e no intestino grosso, órgãos relacionados à capacidade de “deixar ir”, tanto física, como emocionalmente. A Acupuntura poderá ser um forte aliado nesta estação.
Os Pulmões, na medicina chinesa, são associados à tristeza e à reflexão. Quando em equilíbrio, permitem uma respiração profunda e a libertação de emoções antigas. Em desequilíbrio, para além do aspeto emocional se tornar sensível, a própria pele fica propensa a secura, alergias ou sensibilidade. Tal é explicado à luz da medicina chinesa, pela função de abertura e fecho dos poros atribuída aos pulmões.
Já o Intestino Grosso está relacionado ao desapego. Ajuda-nos a processar e eliminar o dispensável, tanto do corpo, como da mente. Hoje sabemos que as bactérias intestinais (microbiota) influenciam a produção de neurotransmissores e hormonas que afetam diretamente o humor e o estado mental. O intestino é verdadeiramente o nosso segundo cérebro e a saúde de um, interfere diretamente com a saúde do outro.
A Acupuntura é recomendada com vista à promoção da:
- Liberação emocional 🌬️
- Clareza mental 💭
- Recuperação física 🧘♂️
Liberte o que não precisa e abrace o outono com mais leveza.
Marque a sua sessão e alinhe corpo, mente e emoções!