Os Cinco Elementos da Medicina Chinesa

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
dragão num templo chinês
A Teoria dos Cinco Elementos é um dos sistemas mais antigos e úteis para o diagnóstico na Medicina Chinesa.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema médico único no mundo que conta com pelo menos 2000 anos de existência. Foi a principal forma de assistência médica na China e em outros países da Ásia. Hoje as suas especialidades estão difundidas por hospitais um pouco por todo o Mundo e, claro, presentes na Clinica Sintra Saúde, entre as quais a Acupuntura e a Massagem Tui Na.

A MTC tem uma maneira única de encarar a saúde e a doença, prestando particular atenção à influência dos fenómenos naturais na saúde do Homem. A curiosidade dos nossos pacientes leva-nos hoje a escrever sobre uma das teorias utilizadas na MTC: a Teoria dos Cinco Elementos (五行 Wu Xing). Curiosamente, os Cinco Elementos estão na base do surgimento de outras teorias e artes bem conhecidas no ocidente tais como o Feng Shui, I Ching ou as próprias artes marciais.

Leon Liu

Os Cinco Elementos são um modelo abrangente que engloba todos os fenómenos naturais em cinco elementos. Cada um dos cinco elementos – Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água – inclui categorias tais como estações do ano, direcções, estado do clima, tecidos corporais, emoções, sabores, cores, sons, alimentos… estas categorias são aparentemente ilimitadas dado que tudo em nosso redor se enquadra num destes elementos.


À luz da MTC, os Cinco Elementos incluem igualmente os órgãos internos e as relações entre os mesmos. A interpretação de sinais e sintomas do indivíduo, permite o reconhecimento de desequilíbrios e, a partir desta, estabelecer um diagnóstico e planificar um tratamento.

É um sistema complexo, porém abaixo segue abaixo um quadro resumo na qual são mostradas algumas das relações entre os Cinco Elementos no Homem e na Natureza:

Wuxing

Conheça este e outros conteúdos relacionados com a Medicina Chinesa, clicando aqui.