Tanto a osteopatia como a fisioterapia são especialidades indicadas para o tratamento de patologias musculoesqueléticas. Ambas utilizam técnicas essencialmente manuais (a discutir mais à frente) e, tanto osteopatas, como fisioterapeutas, têm formação extensa nos domínios da anatomia, fisiologia e patologia.
A grande diferença entre ambas as especialidades reside na forma de encarar a queixa a tratar. A osteopatia trata o corpo como um todo. Todas as estruturas estão interligadas, como tal não funcionam de forma independente umas das outras. É natural que para tratar uma área específica, sejam trabalhadas também outras estruturas anatómicas para além daquela que está afectada. Por outro lado, a fisioterapia é uma ferramenta de reabilitação que incide maioritariamente na área afectada, sendo que cerca de 40% do tratamento poderá envolver a utilização de tecnologia auxiliar (radiofrequência, electroestitmulação, etc.).
Na prática, tomando dor crónica na mão como exemplo, numa abordagem osteopática, pelo menos todo o eixo cervical-ombro-cotovelo-punho-mão será trabalhado, já numa vertente de pensamento fisioterapêutico, o foco do tratamento incidirá sobretudo na mão.
Ambas as especialidades são complementares. Enquanto no tratamento específico da dor e correcção postural sugerimos a osteopatia, a fisioterapia é a especialidade recomendada após uma lesão ou cirurgia.
Na Clínica Sintra Saúde poderá contar com:
- Tratamentos efectuados por especialista com 40 anos de experiência
- Sempre seguido pela mesma especialista
- Tratamentos em salas individuais
- Sem filas de espera
- Medidas de prevenção (Covid-19)
Para quem sofra de uma lesão ou dor crónica, é altamente recomendável recorrer a ambas, seja em simultâneo ou em diferentes fases do processo de reabilitação. Sem esquecer ainda que, para lesões e dor crónica, poderá ainda utilizar a Acupuntura. Já escrevemos sobre a Acupuntura noutros artigos. Caso tenha interesse em saber mais sobre a Acupuntura e a sua aplicação em casos de stress, ansiedade, infertilidade, doenças de pele, etc. poderá ler aquimais sobre o tema.
Mais informações:
www.sintrasaude.pt | info@sintrasaude.pt
Tel: 219 210 023