Diferentes tipos de dor na Fibromialgia

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
Antes de derrotar um inimigo, temos de o compreender. É este o princípio utilizado para tratar pacientes tanto com diagnóstico de fibromialgia, como de outras doenças.

A fibromialgia é associada a quadros de dor generalizada. É normalmente acompanhada por sintomas característicos tais como o cansaço permanente, a dificuldade em adormecer/manter o sono, dores de cabeça, fotossensibilidade ou irregularidade intestinal. Aquilo que observamos diariamente na nossa prática clínica é que, em cada caso, esta sensação de dor generalizada apresenta características especiais e a mesma paciente manifesta sensações de dor distintas.

As sensações de “dor” mais comuns descritas pelos pacientes com fibromialgia:

Hipersensibilidade ao toque

Se em muitos dos pacientes com fibromialgia uma boa massagem é reparadora, noutros o mais suave dos toques é motivo de dor, mesmo o de um abraço ou uma mão amiga no ombro. O termo que designa esta sensação é anodinia e define-se por uma resposta dolorosa a um estímulo que não deveria causar dor. 

Hiperalgesia

Sendo uma das características mais comuns nos doentes de fibromialgia e talvez o que mais motiva falta de compreensão. Os sinais de dor recebidos no cérebro são amplificados e explicam o porquê de a doença ser tão debilitante, sem “motivo aparente”. É igualmente um motivo de frustração para os doentes saber que estes sintomas não surgem necessariamente após uma ida ao ginásio ou uma caminhada mais longa, tornando-se de difícil compreensão para as pessoas com quem se convive.

Parestesia

Outro dos tipos de “dor” que é caracterizado por sensação de formigueiro ou dormência.

Aversão ao frio

Embora não seja descrita na literatura da medicina ocidental, na medicina chinesa, a síndrome de fibromialgia é afetada pelo frio. O frio, sobretudo associado ao vento, ao “invadir” o corpo, causa um quadro de estagnação do qi e sangue (chamemos-lhe “má circulação” para melhor compreensão). Quando existe deficiência circulatória, ocorrem frequentemente síndromes dolorosas, podendo estas ter características móveis (vento) ou uma natureza mais fixa e aguda (frio). Tal explica o porquê de uma grande parte dos casos de fibromialgia serem atenuados pela aplicação de calor, algo que fazemos em tratamento seja via moxabustão, seja via lâmpada TDP ou infravermelhos.

TRATAMENTO

Na Clínica Sintra Saúde recomendamos três especialidades para o tratamento dos sintomas da fibromialgia:

  • Acupuntura
  • Massagem Terapêutica | Tui Na
  • Fisioterapia

Consulte também artigos anteriores dedicados à fibromialgia:

Marque já a sua Consulta

⁣info@sintrasaude.pt⁣

⁣☎️ 219 210 023⁣