No âmbito da Nutrição, existem várias correntes sobre qual o tipo de alimentação mais saudável. Será que existe mesmo UM tipo de alimentação que sirva a TODOS?
Hoje apresentamos as principais diferenças entre o vegetarianismo e o veganismo.
Diferenças entre ambas
As diferenças residem tanto na alimentação como no próprio estilo de vida. Ambos têm em comum o não comerem carne/peixe, no entanto o vegano retira também os lacticínios, o mel, ovos e tudo o que possa resultar de exploração animal, desde vestuário, a produtos de higiene, etc.
E que tal não comer carne e peixe?
Por mais difícil que possa parecer eliminar completamente certos grupos de alimentos da sua dieta, é o interiorizar de objectivos e os seus motivos pessoais que “apimentam” a motivação para levar o rumo traçado avante. Aqui, devem juntar-se também o fundamento médico para o fazer ou não – deve consultar um médico nutricionista. Ainda assim, para quem não esteja pronto ou convencido, hoje celebra-se um dia criado pela Alpro chamado “Plant Power Day” o qual traduzimos por “Dia 100% vegetal”. O dia é celebrado com o intuito de incutir uma maior consciência para uma alimentação com base em vegetais, frutas e cereais. Que tal experimentar hoje?
A verdade é que não existe UM plano alimentar que sirva a TODOS de igual modo, mas, com o apoio de um nutricionista, encontrará aquilo que se adequa a si. Talvez reduzir/cortar a ingestão de proteína animal não deva ser apenas uma experiência de um dia, mas sim uma necessidade.
Seja perda de peso, redução de colesterol ou mera prevenção, sabemos que o que coloca no prato hoje influenciará a sua saúde de amanhã. Será que a sua saúde beneficiará por se tornar vegetariano ou vegano?
Agende hoje a sua Consulta de Nutrição na Clínica Sintra Saúde e saiba por onde começar.
Poderá ainda seguir o nosso histórico de artigos relacionados com nutrição clicando aqui.