Gota e a influência da alimentação

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
Dor intensa, inflamação e sensibilidade nas articulações afetadas são os sintomas chave desta doença debilitante.

A Gota, conhecida como “a doença dos reis”, é a forma mais comum de artrite inflamatória no mundo. É uma desordem do metabolismo das purinas, caracterizada por um nível elevado (no entanto variável) de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) e por um início repentino de artrite aguda severa resultante da deposição de cristais de ácido úrico nos tecidos conjuntivos e na cartilagem articular. O aumento continuado dos níveis de ácido úrico no sangue é o principal fator de risco no desenvolvimento da Gota. 

Os fatores genéticos, a função renal comprometida, o excesso de peso, a idade, a alimentação e a medicação são os principais fatores que contribuem para a hiperuricemia, sendo que esta é mais predominante nos homens. Dado que a Gota é uma doença multifatorial, a intervenção na alimentação (dieta pobre em purinas) e no estilo de vida, nomeadamente o aumento da atividade física, podem beneficiar bastante a qualidade de vida do doente. 

No que à alimentação diz respeito, os conselhos gerais são:

Reduzir a ingestão de alimentos ricos em purinas: 

carne de porco, carne vermelha, vísceras de animais, produtos de charcutaria, marisco, conservas de peixe, álcool e alimentos ricos em frutose

Deve ser incentivada a ingestão de: 

Laticínios (pelo seu efeito excretor de ácido úrico através da urina), aumento da percentagem de alimentos de origem vegetal vs origem animal, e bastante água (desde que não haja contra-indicação)

O tratamento primário é a terapêutica medicamentosa, sempre sob indicação médica, no entanto dada a tremenda influência da alimentação e do estilo de vida nos sintomas de Gota, recomendamos fortemente a Consulta de Nutrição Clínica. 

​E se já estiver a ser seguido por um especialista de Nutrição?

Sendo esta, por vezes, uma patologia impeditiva de iniciar a prática de exercício físico, incentivamos igualmente o recurso à especialidade de Acupuntura. Esta atua de forma rápida e eficaz, combate não só os níveis de dor e inflamação, como aumenta o intervalo de tempo entre possíveis crises sintomáticas, melhorando bastante a qualidade de vida do paciente. (Saiba mais sobre a Acupuntura clicando aqui)

A saúde de corpo e mente caminham lado a lado com as escolhas que tomamos no dia a dia. Nesta e noutras patologias, reforçamos a importância de abordar as causas da doença e incentivamos os nossos pacientes a procurar novas soluções ativamente. Esta é a nossa missão, é assim que continuamos a ajudar quem procura e é assim que acreditamos poder fazer a diferença. A nossa sugestão? Comece por algum lado.

A mudança, pela sua saúde, começa hoje!

Mais informações via telefone 219210023 ou escreva-nos diretamente.

Explorar Mais

idoso em dificuldades com disfagia

Disfagia

De acordo com dados de 2017, em Portugal, existiam cerca de 80 mil pessoas diagnosticadas com disfagia. Saiba mais sobre

Ler Mais »