Encontre a sua paz interior

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
dar as mãos pela saude mental
“Se se sente deprimido, está a viver no passado. Se está ansioso, está a viver no futuro. Se está em paz, está a viver o presente.” - Provérbio chinês

Ansiedade, insegurança, tensão nervosa ou medo são emoções com as quais temos de conviver, pelo menos pontualmente, ao longo da vida. 

Por um lado, com elas aprendemos a crescer, a desenvencilharmo-nos de desafios e a resolver encrencas que a vida coloca pelo caminho. Por outro, qualquer emoção demasiado presente, poderá impedi-lo de ser produtivo, de interagir com outras pessoas ou de se expor a determinadas situações (ex: apresentações em público, convívios sociais, etc.). Aí sim, não é positivo.

A oscilação emocional entre o cume e a base da montanha são até consideradas como sendo naturais. O nosso corpo e mente sabem lidar com intensidades moderadas de qualquer emoção. Seja medo, preocupação, tristeza, ansiedade, raiva ou mesmo euforia. Sempre que alguma emoção for sentida com demasiada frequência ou em níveis desproporcionais, pode desequilibrar o corpo e/ou mente e motivar a manifestação de sintomas. 

Sintomas desequilibrio emocional

Para além dos sintomas emocionais, nem sempre um desequilíbrio se apresenta da mesma forma, portanto as abordagens terapêuticas são modificadas de acordo com os sintomas de cada indivíduo, que são únicos. Tensão muscular, desregulação do ciclo menstrual, erupções cutâneas, inchaço abdominal ou transpiração excessiva são apenas algumas dessas manifestações e que, numa primeira instância, nos podem conduzir a determinada especialidade. 

Opções terapêuticas na Clínica Sintra Saúde

Se por um lado os estudos indicam que os estados de ansiedade e depressão são cada vez mais comuns 1 2, facto esse que foi agravado pela recente pandemia, mas não é menos verdade que o acesso a ajuda profissional é também ele mais fácil e diversificado. 

Na Clínica Sintra Saúde propomo-nos a promover o reequilíbrio emocional sem recurso a químicos, não dispensando que recorra ao aconselhamento do seu médico para obter aconselhamento sobre eventuais sintomas que possa estar a sentir.

As consultas de Psicologia são uma das primeiras linhas de combate em momentos de ansiedade, depressão ou qualquer estado emocional indesejado. É uma abordagem que dota o paciente de ferramentas para se auto-descobrir, trabalha desequilíbrios potencialmente causados por situações traumáticas e que conduziram a um estado menos positivo. 

Também as consultas de Acupuntura são recomendadas nestes casos. Sempre que existam manifestações físicas, tais como a sensação de nó na garganta, tensão no peito, rigidez muscular, insónia, dor de cabeça, etc. Poderá saber mais sobre a especialidade na página dedicada à mesma. Os tratamentos incluem sempre uma breve consulta, Acupuntura e, se aplicável, massagem.

Poderá agendar as suas consultas de Acupuntura e Psicologia comodamente clicando aqui ou telefonando para a clínica através do número 219210023.

  1. https://www.sns24.gov.pt/tema/saude-mental/depressao/ ↩︎
  2. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/anxiety-disorders ↩︎