Alergias na Primavera

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
Já notou que os dias estão mais longos? Ontem o dia teve oficialmente a mesma duração que a noite e gradualmente teremos mais horas para desfrutar de todos os seus benefícios da exposição solar. Chegou ontem a nossa desejada Primavera!

Já se vão ouvindo mais os pássaros a cantar, em muitas árvores e plantas as suas flores já começaram a brotar e há uma energia nova no ar. O mal de tudo isto é que, para além de uma boa energia no ar…há também mais pólen!

A primavera é a estação do (re)nascer. Nesta primavera, chegam também sinais de esperança e de novos (re)começos para a sociedade, o que nos deixa a todos mais felizes e optimistas quanto ao futuro, porém para muitos pode ser uma época particularmente incomodativa, pois estamos na época das alergias! Para quem sofre com elas, é naturalmente época de frustração, compreensível, para quem passa os dias a sentir o nariz entupido, dores de cabeça e irritação ocular.

As doenças alérgicas mais comuns na primavera são a rinite, a asma, dermatite atópica e a anafilaxia, no entanto outras como alergias ao pele dos animais, ácaros, fungos e a alimentos continuam a ser causas de sintomas.

Hoje, e focando na época primaveril, encorajamos os pacientes com historial clínico de reacção alérgica ao pólen que antecipem o aparecimento de sintomas. 

A abordagem convencional

Os anti-histamínicos (AH), de forma global, podem ser eficazes no alívio sintomático embora possam acarretar alguns efeitos secundários, tais como tonturas, boca seca ou sonolência. Estes efeitos secundários são por norma associados aos AH de primeira geração. Existem AH de segunda geração, com menos efeitos secundários, que pode ser uma opção a considerar e a discutir com o seu imunoalergologista. Existe no entanto quem já os tome mas mesmo assim não obtenha resultados. Sabia que na Clínica Sintra Saúde também existem tratamentos para alergias?

A abordagem da Medicina Chinesa

Nunca é cedo para começar o tratamento. Para quem tenha historial de alergias, podemos ajudar a preveni-las idealmente antes da inevitável “época do pólen” (já em curso). A acupunctura é tipicamente a escolha de eleição. Para além dos benefícios específicos da acupunctura aprofundados noutros artigos, podemos juntar outras ferramentas tais como a fitoterapia chinesa e/ou retocar os seus hábitos alimentares com vista ao reforço das suas defesas e consequente à minimização dos seus sintomas – tudo isto, sem efeitos secundários.

Conte connosco para que a sua primavera seja de facto uma época de renovação de esperança, e não mais uma estação repleta de dias com sensação de cabeça turva, nariz entupido e comichão nos olhos.

Feliz Primavera!

Marque hoje a sua Consulta de Acupuntura (Medicina Chinesa).

Para mais informações contacte-nos através do telefone 219210023 ou clique aqui.