Todos os sintomas acima podem representar transtornos circulatórios bastante comuns. Ignorá-los equivale a ter um espinho no pé e continuar a andar sobre ele e são sintomas que muitos pacientes desvalorizam.
As manifestações mais moderadas de deficiência circulatória são fruto de uma menor oxigenação do organismo e em termos práticos podem representar uma redução no processo de eliminação de matéria tóxica por parte do organismo.
Naturalmente, tal como nos nossos carros, o tratar “amanhã” pode já ser tarde ou resultar num tratamento mais longo. Regra geral, quando o problema é ignorado, podem desenvolver-se distúrbios associados ao envelhecimento do sistema circulatório, tais como a como hipertensão, o endurecimento das artérias ou o surgimento das conhecidas varizes. Tal não significa que não possam surgir outros sintomas associados para além dos já mencionados, tais como:
- dor articular
- cansaço
- úlceras nas pernas
- perda de cabelo
- unhas quebradiças
- falta de apetite
- angina de peito
- confusão mental (“brancas”)
- entre outros..
Nem sempre existe um medicamento milagroso para todos estes sintomas. Se por um lado sabemos que o estilo de vida tem um forte impacto no sistema circulatório, por exemplo, a alimentação, nunca é demais saber que existem outros pequenos gestos no dia a dia que podem ser ajustados em prol da circulação sanguínea:
Escovagem da pele a seco
Dos remédios caseiros mais simples para a promoção do fluxo sanguíneo é a escovagem. A pele é o maior órgão do corpo e estimulá-la pode ser bastante benéfico pelo fato de se ativar o sistema linfático e consequente eliminação de toxinas. Utilize uma escova de massagem com cerda de cacto/bambu (dura) sob a pele seca para melhores resultados. Verá que para além de reduzir a retenção de líquidos, deixa a pele muito suave e bem cuidada graças ao efeito esfoliante da escovagem. outras vantagens: opção mais amiga do ambiente, reduz a necessidade de utilização de cosméticos. [1]
Massagem
Para além de uma ótima maneira de relaxar, as técnicas de empurrar, amassar e puxar ajudam a aumentar a circulação. Vejamos: quando se pressiona o tecido muscular, o sangue é libertado das áreas bloqueadas e, quando se alivia a pressão, o sangue volta a fluir de novo na sua direcção. Ao apertar e estimular, o ácido láctico é removido e melhora a circulação linfática. É a repetição deste tipo de movimentos que trará maiores benefícios a longo prazo. Se preferir, agende os seus tratamentos connosco – clique aqui.
Exercício
Keep it simple! Qualquer exercício que faça o coração sentir-se “vivo”, fará o sangue circular! Tudo conta: praticar boxe, saltar à corda, correr, andar de bicicleta, nadar… Até o pequeno compromisso de caminhar (no mínimo) 10 minutos por dia pode ajudar.
Alimentação
Este tema é um MUNDO por isso vamos tentar minimizar.
Alguns alimentos são conhecidos por promoverem a circulação.
Por exemplo, os alimentos “vermelhos”, como a beterraba, a melancia, a couve roxa e o tomate, são exemplos de alimentos ricos numa substância chamada licopeno. O licopeno é um antioxidante que expande os vasos sanguíneos e por esse motivo beneficia a circulação sanguínea. [2]
Bastante conhecidos, o alho, a cebola e o açafrão, são anticoagulantes naturais e podem ajudar a fazer o sangue circular.
Na medicina chinesa, os vegetais de folha verde são considerados benéficos pela sua ação no fígado. Por outro lado, estes são ricos em vitamina K, que ajuda o sangue a coagular. Ou seja, se estiver a tomar um anticoagulante, estes alimentos podem atenuar o seu efeito.
Voltando um pouco às especiarias, a pimenta-caiena e o gengibre têm propriedades de aquecer e mover o sangue.
Nesta matéria, contrariando um pouco os sabores da nossa cozinha, devemos evitar o sal. Quando o consumo de sal é excessivo, dependendo da constituição do indivíduo, poderá aumentar a quantidade de líquido no corpo fora das células e endurece os vasos sanguíneos. Se sente inchaço generalizado, sem dúvida este é um ponto igualmente importante.[3]
Por fim, a não esquecer, deve optar pelo consumo de ácidos gordos, tais como o omega 3, que poderá encontrar em alimentos como o salmão, as nozes e nas sementes de modo geral.
Para finalizar este tema que já vai longo, não se esqueça de beber água!
Acupuntura
Já aqui partilhámos vários benefícios da Acupuntura. Sendo fantástica para todo o tipo de patologias musculo-esqueléticas, uma das chaves para este sucesso é a sua capacidade de promover o fluxo sanguíneo e reduzir a inflamação [4]. Dormência, edema, cansaço, mãos/pés frios são exemplos de sintomatologia que podem ver fim à vista através da Acupuntura.
Para mais informações sobre as nossas especialidades, entre em contato connosco ou agende o seu tratamento aqui.
Fontes:
[1] https://www.healthline.com/health/dry-brushing
[2] https://n.neurology.org/content/79/15/1540