Chegou o outono, adapte-se a ele

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
Os dias estão mais curtos, a temperatura começou a baixar e até já caíram as primeiras tímidas chuvas em alguns lugares do país. É isso mesmo, o outono chegou.

Chegamos ao fim de mais uma semana de trabalho mas já com uma energia diferente no ar.

É uma época que apela à introspeção, contrariamente à energia expansiva do verão. Também o nosso corpo, estado de espírito e saúde acompanham as estações. No verão ficamos na rua até mais tarde, gostamos de explorar lugares diferentes, viajar e aproveitar o período de férias para socializar mais com amigos e família.

No outono acontece precisamente o oposto: está mais frio, não nos apetece tanto sair de casa, os dias são mais curtos, começam normalmente as aulas dos filhos, regressamos ao trabalho e a alegria do verão vai partindo sorrateiramente.

O mês de setembro é um mês de transição. As férias, sol e praia já lá vão, o foco está mais do que nunca nas tarefas diárias, em assegurar que os filhos começam bem o ano escolar, os horários são novamente ajustados e é normal acusar outras mudanças no seu novo corpo e estado de espírito. É possível que tenha dado com este artigo por isso mesmo. É verdade, chegou o outono e o seu corpo percebeu-o.

Afinal o que deve fazer para se ajustar ao outono?

  1. Agasalhe-se… e não se esqueça do pescoço – Os poros da pele estão mais permeáveis, tornando os músculos vulneráveis à exposição ao vento e frio. Casos de pacientes com sintomas de torcicolo, paralisia facial, fraqueza e outras patologias musculares, bem como as doenças de pele (ex: psoríase, eczema, dermatites) tornam-se mais comuns nesta altura. Não é por acaso que os chineses consideram o vento como a raiz de (mais de) “100 doenças”. 
  2. Alimentos quentes – À medida que o frio se vai começando a fazer sentir, deve contrariá-lo com comida mais rica. Esqueça as saladas e sumos que tão bem nos sabem no verão. Brinde o estômago com chás, comida da época (ex: abóbora, batata doce, castanhas) e temperatura a condizer (evite os crus/frios). 
  3. Beba água – O outono é uma estação seca. Surgem muitas patologias de pele e doenças do foro respiratório, pelo que é fundamental humedecer os pulmões e lubrificar os intestinos (na medicina chinesa estes órgãos controlam a saúde da pele e desempenham um papel fulcral na defesa do nosso corpo)
  4. Respire! (explicação abaixo)
  5. Acupuntura: A acupunctura reforça o sistema imunitário, promove o relaxamento emocional e é muito eficaz no tratamento de dor e tensão muscular. Para além de ter uma actuação rápida em períodos de crise, é igualmente aconselhada como um tratamento preventivo.

Falando um pouco sobre os fundamentos da medicina chinesa

Já ouviu falar nos 5 Elementos da natureza? Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Todos os elementos podem ser associados a aspectos da natureza, órgãos, emoções, cores, estações do ano, sabores, alimentos, etc.

O outono é a estação associada ao elemento metal. Este é o elemento de maior influência nos pulmões e intestino grosso. É uma época na qual existe propensão para doenças da pele (ex: secura, comichão, etc) e do espectro nasal/pneumológico (ex: constipação, problemas de olfacto, sinusite, alergias, asma, etc).

A melancolia e tristeza reinam e condizem com a natureza envolvente marcada pela queda das folhas das árvores e por um clima mais “cinzento”. É uma estação de recolhimento e de preparação para o frio do inverno. Os dias escuros do outono trazem à tona ressentimentos e tristezas do passado, mas tal como as folhas secas caem das árvores, estes sentimentos devem também “cair” para que possa progredir de forma saudável para as estações e anos seguintes.

No ponto 4 falamos em respirar por isto mesmo. Esta é apenas uma das ferramentas que lhe poderá servir de apoio, sobretudo em fases emocionalmente menos boas. Já ouviu falar em “respiração abdominal”?

Este é um conceito do qual somos adeptos e sugerimos a sua prática diária. Recomendamos este vídeo.

Vídeo sobre respiração abdominal

Se o que foi descrito acima lhe é familiar, talvez seja uma boa altura para nos visitar.

Entre no outono em forma, marque a sua consulta de acupuntura aqui.