Não é novidade: as emoções influenciam a saúde do indivíduo. Tanto têm a capacidade de melhorar a auto-estima e o bem-estar (sobretudo as emoções positivas), como de debilitar o sistema imunitário, desregular o sistema digestivo, causar tensão muscular, afetar o sono, etc. (sobretudo as emoções negativas).
Estar exposto emocionalmente, aumenta igualmente a sensibilidade aos fatores externos, sejam eles stress no trabalho, que se reflete, por exemplo, em dores de cabeça frequentes, ou desconforto na garganta depois de uma corrida na rua ou simplesmente andar descalço em casa.
A esta influência direta das emoções na saúde, acresce o facto de quando alguém está stressado, ansioso ou irritado, não prestar tanta atenção às mensagens que o corpo vai enviando, nem tão pouco o cuidar da mesma forma.
Hoje em dia, estima-se que cerca de 60% das doenças modernas tenham origem em fatores emocionais, mas para além das emoções, outros fatores, tais como a dieta, o ambiente, o estilo de vida e a herança genética, também contribuem para o desenvolvimento de desequilíbrios e inibem a capacidade de auto-cura.
Compreender a interação de cada um dos órgãos-emoções é essencial para que se atinjam os resultados pretendidos.
No video abaixo, partilhamos alguma sabedoria da medicina chinesa, nomeadamente uma das formas como as diferentes emoções e órgãos se relacionam, com base numa das teorias chave chamada “5 Elementos”:
Teoria dos 5 Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água)
A Teoria dos 5 elementos é um dos métodos utilizados para compreender os sintomas apresentados pelo paciente, incluindo as emoções. A verdade é que a cada elemento estão associados órgãos, estações do ano, sabores dos alimentos, tendências direcionais, etc. e, toda esta informação obtida em consulta, serve para estabelecer um diagnóstico e consequente plano de tratamento.
No video acima são demonstradas duas das relações possíveis entre elementos, relações essas que se observam e compreendem facilmente.
No primeiro exemplo apresentado, o ciclo de geração, um elemento gera o seguinte (ex: a Madeira alimenta o Fogo, a Água alimenta a Madeira).
No seguinte, chamado ciclo de controlo ou domínio, os elementos têm uma relação de restrição uns sobre os outros (ex: a Água apaga o Fogo, o Metal corta a Madeira).
As conexões e desequilíbrios entre estes elementos estão na origem de problemas básicos de saúde mental e física.
Abaixo, para os mais curiosos, deixamos um resumo dos sintomas tipicamente associados a distúrbios de cada elemento/órgão:
🪵 Elemento Madeira – Fígado
O Fígado é um órgão fundamental no processo digestivo e ainda conhecido na medicina chinesa como o gestor do sangue. E não é por acaso.
A maioria dos órgãos é irrigado por uma via única, porém o fígado tem duas vias de “abastecimento” de sangue: a artéria hepática que transporta sangue rico em oxigénio vindo do coração e a veia porta hepática que recebe o sangue drenado dos intestinos e do baço. Está associado aos tendões e manifesta-se nos olhos.
* Sintomas: Distensão mamária, dor menstrual, dor de cabeça, irritabilidade, tonturas, olhos secos e/ou vermelhos e outras patologias oculares, tendinite
🔥 Elemento Fogo – Coração
Nós, portugueses, filhos de poetas e emocionais que somos, sabemos a importância do coração para a gestão das emoções. É responsável naturalmente por bombear o sangue (a vida!). Não é por acaso que o shen (“a vivacidade”) do paciente diz muito sobre o prognóstico.
* Sintomas: Insónia, palpitações, batimentos cardíacos irregulares, sonhos excessivos, distúrbios psicológicos (ex: agitação, excesso de entusiasmo, etc.)
🌍 Elemento Terra – Baço-Pâncreas
O baço desempenha um papel importante no sistema imunitário e atua como um filtro do sangue, removendo as células mais velhas, bactérias e impurezas do corpo. Para além das conhecidas funções digestivas, tem um papel muito relevante na produção de sangue.
* Sintomas: Cansaço/astenia, perda de apetite, mucosidade excessiva, más digestões, distensão abdominal, fezes moles, diarreia, flacidez muscular, lábios pálidos, facilidade em formar hematomas, fluxo menstrual excessivo e outros distúrbios hemorrágicos
🗡 Elemento Metal – Pulmão
Os pulmões assumem as trocas gasosas no corpo: recebem oxigénio e eliminam o dióxido de carbono. Controlam a abertura e fecho de poros, pelo que assume um papel fundamental na imunidade do indivíduo. Responsáveis por, em conjunto com o Rim, regular o metabolismo da água.
* Sintomas: falta de ar, respiração superficial ou ofegante, tosse, constipações frequentes, alergias, asma e outras doenças pulmonares, pele seca, transpiração espontânea, depressão e choro excessivo
💧 Elemento Água – Rim
O Rim (ou rins) assume um papel fundamental no metabolismo da água. Constitui, na medicina chinesa, um verdadeiro tesouro, armazenando a herança genética, vitalidade e energia sexual. A sua influência é imperial no que toca a uma boa constituição óssea.
* Sintomas: Micção frequente, incontinência urinária, suores noturnos, boca seca, memória fraca, dor lombar, zumbido nos ouvidos, alterações auditivas e outras doenças do ouvido, cabelos grisalhos prematuros, perda de cabelo e osteoporose
Estes constituem apenas sintomas base e não deverá tirar ilações sobre o seu estado de saúde sem consultar um especialista.
Venha descobrir estas e muitas outras curiosidades na sua consulta de medicina chinesa / acupuntura.
Marque já clicando aqui ou saiba mais informações sobre acupuntura clicando aqui.