Anemia e a Medicina Chinesa

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
A anemia é uma doença na qual o número total de glóbulos vermelhos no sangue está diminuído ou a sua capacidade de transporte de oxigénio é insuficiente para assegurar as necessidades fisiológicas.

A falta de ferro é uma das causas de anemia mais comuns, sendo que existem outros factores tais como a deficiência de ácido fólico, vitamina B12 ou vitamina A, inflamação crónica ou doenças hereditárias.  

Sintomas comuns de anemia

  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Tonturas
  • Visão turva ou fotosenssibilidade (falta de tolerância ocular à luz)
  • Dores de cabeça
  • Dor no peito
  • Alteração no tom da pele (palidez)
  • Aversão ao frio em geral, particularmente nas extremidades

Fisiologia do Sangue

O mecanismo de formação do sangue é explicado de uma forma diferente do ponto de vista da Medicina Chinesa.  Na verdade, a saúde do sangue depende do bom funcionamento de um conjunto de órgãos: Coração, Baço, Fígado, Rins e Pulmões. O Coração governa o sangue, os vasos sanguíneos e bombeia o sangue. O Baço – em conjunto com o Estômago – gera a essência que resultará em Sangue após a transformação dos alimentos. O Fígado armazena o Sangue e regula o volume em circulação.

Os Rins armazenam o Jing (精). O Jingcorresponde a uma essência congénita, alguns autores defendem mesmo que o Jing possa “alojar” o ADN. Esta essência pode pode ser transformada em Sangue. Os Rins têm ainda a responsabilidade de gestão da medula óssea e, portanto, tem influência na produção de células sanguíneas. Os Pulmões dispersam e governam o Qi, a chamada força motriz que conduz o sangue.

O sangue nutre os tecidos, ossos, pele e cabelo, órgãos e assegura que estas estruturas se mantém saudáveis. Por outro lado, favorece os movimentos articulares e permite movimentos harmoniosos. É ainda responsável por nutrir a mente e manter a capacidade raciocínio e clarividência em equilíbrio. Se sente alterações a este nível, a anemia poderá ser um dos diagnósticos a despistar.

Mas afinal, o que causa uma anemia ou deficiência de sangue?

Causas de deficiência sanguínea

  • Dieta

A dieta é a raíz do sangue. Se a dieta for pobre, o sangue terá deficiências. No entanto, alguns excessos desgastam a qualidade do sangue, nomeadamente o consumo excessivo de carne e comidas frias, funcionam como deitar água numa fogueira e desgastam o chamado “fogo digestivo” e as funções do Baço. O processo de formação de sangue está dependente da “saúde digestiva” e hábitos alimentares. Devemos adoptar uma alimentação equilibrada não só em qualidade mas também em quantidade adequada. 

  • Ansiedade e preocupação excessiva​

Recorrendo uma vez mais aos fundamentos da Medicina Chinesa, é importante destacar os factores de influência na saúde. Falemos então de emoções. Cada órgão está associado a uma emoção. A prevalência de uma determinada emoção terá um efeito negativo no órgão correspondente. Por outro lado, uma disfunção desse mesmo órgão poderá surtir no indivíduo essa mesma emoção.​​ Preocupação excessiva e pensamento ruminante são características emocionais associadas a uma deficiência do órgão Baço. Sendo o Baço um órgão fundamental para a produção de sangue, este é um aspecto muito importante e pode estar na origem de alguns casos de anemia.

  • Stress e trabalho excessivo

O desempenho físico e mental consome o sangue. Em repouso, o fígado armazena sangue, porém sempre que necessário, disponibiliza-o. Se o sangue estiver em deficiência, qualquer esforço extra (físico ou mental), poderá resultar num colapso a vários níveis. Quando tal acontece, músculos e tendões irão requer um fluxo sanguíneo impossível, pelo que poderá resultar em sintomas vários tais como fadiga, dores no corpo, dormência e propensão a entorses ou lesões. Nota: é por este motivo que não devemos tomar estimulantes para aguentar um aumento do volume de trabalho, pré-treinos em alturas de fadiga, etc.

  • Perda de sangue/trauma/doença prolongada

Perdas de sangue por parto, acidente, períodos menstruais abundantes/demasiado frequentes ou período de doença prolongados podem conduzir o corpo a um estado anémico.

  • Abuso de substâncias e/ou alcoolismo

O consumo de estupefacientes ou ingestão de bebidas alcóolicas em excesso danifica as funções hepáticas, nomeadamente a capacidade de armazenar e filtrar o sangue.

Tratamento da Anemia através da Medicina Chinesa

Caso tenha sido diagnosticado/a com anemia, não deverá deixar de consultar o seu médico, no entanto poderá reforçar o tratamento prescrito com a especialidade de Medicina Chinesa.

Nas consultas de Medicina Chinesa, para além de um questionário relacionado directamente com a natureza dos sintomas, poderão ser aprofundados hábitos do quotidiano tais como actividade física, laboral e sobre a própria dieta alimentar, não obstante ser recomendado aconselhamento mais aprofundado na consulta de Nutrição. 

A Acupuntura tem impacto quer no fluxo sanguíneo, quer no reforço do funcionamento dos órgãos e sistema imunitário. Se numa primeira instância será fundamental para atenuar os sintomas da anemia, será igualmente determinante que modifique alguns aspectos da sua dieta, sendo provável que o especialista aconselhe a inclusão não só de alimentos ricos em ferro (em caso de deficiência), como alimentos capazes de reforçar o processo de absorção e tonificação do sangue.

Existem algumas plantas e frutos que podem ser úteis no tratamento da anemia:

  • Ricas em ferro e ácido fólico: salsa, coentros, urtiga, folhas de dente de leão 
  • Melhoram a absorção de ferro: bardana, verbena, pilriteiro e lúpulo
  • Ricas em vitamina C (reforça a absorção de ferro):  1/2 chávena de mirtilos frescos diariamente

E alguns alimentos que não deve consumir tais como o café e o álcool, porém de evitar também o consumo frequente de alimentos ricos em fibra, pois todos eles serão contra-producentes no que toca ao tratamento da anemia.

Saiba mais na sua consulta de Medicina Chinesa e Acupuntura.