Alguns dos sintomas gerais que acompanham estas doenças mais comuns são os espirros, tosse, falta de ar, congestão nasal ou comichão. Os números relacionados com doenças respiratórias são assustadores:
- 18% da população mundial com idade entre os 15-34 anos sofre de rinite
- Cerca de 4,5% dos adultos e 10% das crianças europeias sofrem de asma
- Em Portugal, 6,8% da população sofre de asma
- A sinusite afecta mais de 1,4 Milhões de Portugueses
- Em 2030 a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) será a terceira maior causa de morte (actualmente é a quarta!) à escala global
- Cerca de 2,5 milhões de Portugueses são afectados por rinite alérgica
- O custo total em saúde da população asmática é 4 vezes superior ao da população geral
É sabido que os factores climáticos e a exposição à poluição são difíceis de controlar e infelizmente tendem a contribuir para o agravamento destes números.
Tratamento convencional
Dependendo da patologia e sintomas, as doenças do foro respiratório são controladas através do uso de antibióticos, anti-inflamatórios e/ou anti-histamínicos. Embora a maioria dos casos sejam controlados por esta via, existem casos nos quais o sucesso não é o esperado. Porque a ciência com base na evidência também é falível, alguns doentes respiratórios não obtêm resultados, porém existem terapêuticas que complementam os chamados tratamentos convencionais.
Tratamento de doenças respiratórias via Acupuntura
A acupuntura é, sem dúvida, uma opção muito válida.
São cada vez mais reconhecidos os benefícios da acupuntura em casos de dor e inflamação, no entanto esta é igualmente competente noutras áreas, tal como o tratamento de patologias do foro respiratório.
Se a curto prazo, ou mesmo imediato, as melhorias são sintomáticas, no médio-longo prazo é esperada uma diminuição gradual da intensidade e frequência dos sintomas. Naturalmente, na presença evidente de melhorias do estado clínico após tratamentos de acupuntura, o doente poderá equacionar, mediante parecer positivo do seu médico, uma redução ou eliminação da terapêutica convencional (medicação).
Um dos estudos consultados para a escrita deste artigo, compila a informação obtida de cerca de uma centena de artigos científicos, no qual são descritos os mecanismos de actuação da acupunctura nas doenças respiratórias. De forma resumida, estimula a libertação de corticotrofina (ACTH), norepinefrina e produz um efeito anti-histamínico (estudo). Estes benefícios são muito importantes para os doentes que apresentem sintomas diversos tais como congestão nasal, dificuldade respiratória, dor, entre outros.
Como se sabe, a acupuntura é uma das especialidades da Medicina Tradicional Chinesa e é recomendada para crianças e adultos. O tratamento é indolor, totalmente seguro, muito relaxante e não causa efeitos secundários.
Bónus: É possível abordar vários sintomas distintos no mesmo tratamento (ex: dor na coluna, períodos irregulares, obstipação, etc.)
Para mais informações contacte os nossos especialistas ou marque o seu tratamento directamente aqui.
Siga-nos no Instagram e Facebook.
Clínica Sintra Saúde
Tel: 964574009 | 219210023
Mail: info@sintrasaude.pt
Fontes:
https://www.spaic.pt/noticias/2017-05-01-dia-mundial-da-asma-2017
https://www.spaic.pt/grupos-trabalho/rinite?page=21
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-97212012000300003
Links para estudos: