Acupuntura para Doenças Respiratórias

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
Rinite, asma e sinusite são doenças com as quais muitos portugueses se queixam.

Alguns dos sintomas gerais que acompanham estas doenças mais comuns são os espirros, tosse, falta de ar, congestão nasal ou comichão. Os números relacionados com doenças respiratórias são assustadores:

  • 18% da população mundial com idade entre os 15-34 anos sofre de rinite
  • Cerca de 4,5% dos adultos e 10% das crianças europeias sofrem de asma
  • Em Portugal, 6,8% da população sofre de asma
  • A sinusite afecta mais de 1,4 Milhões de Portugueses
  • Em 2030 a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) será a terceira maior causa de morte (actualmente é a quarta!) à escala global
  • Cerca de 2,5 milhões de Portugueses são afectados por rinite alérgica
  • O custo total em saúde da população asmática é 4 vezes superior ao da população geral

É sabido que os factores climáticos e a exposição à poluição são difíceis de controlar e infelizmente tendem a contribuir para o agravamento destes números. 

Tratamento convencional

Dependendo da patologia e sintomas, as doenças do foro respiratório são controladas através do uso de antibióticos, anti-inflamatórios e/ou anti-histamínicos. Embora a maioria dos casos sejam controlados por esta via, existem casos nos quais o sucesso não é o esperado. Porque a ciência com base na evidência também é falível, alguns doentes respiratórios não obtêm resultados, porém existem terapêuticas que complementam os chamados tratamentos convencionais. 

Tratamento de doenças respiratórias via Acupuntura

A acupuntura é, sem dúvida, uma opção muito válida.

São cada vez mais reconhecidos os benefícios da acupuntura em casos de dor e inflamação, no entanto esta é igualmente competente noutras áreas, tal como o tratamento de patologias do foro respiratório.

Se a curto prazo, ou mesmo imediato, as melhorias são sintomáticas, no médio-longo prazo é esperada uma diminuição gradual da intensidade e frequência dos sintomas. Naturalmente, na presença evidente de melhorias do estado clínico após tratamentos de acupuntura, o doente poderá equacionar, mediante parecer positivo do seu médico, uma redução ou eliminação da terapêutica convencional (medicação).

Um dos estudos consultados para a escrita deste artigo, compila a informação obtida de cerca de uma centena de artigos científicos, no qual são descritos os mecanismos de actuação da acupunctura nas doenças respiratórias. De forma resumida, estimula a libertação de corticotrofina (ACTH), norepinefrina e produz um efeito anti-histamínico (estudo). Estes benefícios são muito importantes para os doentes que apresentem sintomas diversos tais como congestão nasal, dificuldade respiratória, dor, entre outros.

Como se sabe, a acupuntura é uma das especialidades da Medicina Tradicional Chinesa e é recomendada para crianças e adultos. O tratamento é indolor, totalmente seguro, muito relaxante e não causa efeitos secundários.

Bónus: É possível abordar vários sintomas distintos no mesmo tratamento (ex: dor na coluna, períodos irregulares, obstipação, etc.)

Para mais informações contacte os nossos especialistas ou marque o seu tratamento directamente aqui.

Siga-nos no Instagram e Facebook.

Clínica Sintra Saúde

Tel: 964574009 | 219210023

Mail: info@sintrasaude.pt

Fontes: 

https://www.spaic.pt/noticias/2017-05-01-dia-mundial-da-asma-2017

https://www.spaic.pt/grupos-trabalho/rinite?page=21​

https://www.worldallergy.org/education-and-programs/education/allergic-disease-resource-center/professionals/in-depth-review-of-allergic-rhinitis

http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-97212012000300003

Links para estudos:

https://www.evidencebasedacupuncture.org/allergic-rhinitis/

https://www.hindawi.com/journals/ecam/2012/850512/