Saúde da Mulher | Endometriose

ARTIGO FEITO POR:
SHARE ON
Março é o mês de consciencialização para um tema de muita importância para cerca de 176 milhões de mulheres em todo o mundo: Endometriose.

O que é a Endometriose?

O útero é revestido por uma camada interna chamada endométrio. Quando existe fecundação de um óvulo é no endométrio que este se “aninha” e o “milagre” acontece sensivelmente 9 meses depois. Na ausência de fecundação, uma parte substancial desta camada é eliminada na menstruação. E este ciclo deve acontecer mensalmente.

A patologia surge quando parte destas células do endométrio não descem pela vagina e se acabam por alojar nas trompas de Falópio, ovários ou outras regiões da cavidade abdominal, multiplicando-se tal como aconteceria normalmente no endométrio, gerando este processo inflamatório chamado endometriose. Surge portanto em idade fértil e é uma das causas comuns de infertilidade.

Os sintomas não se restringem ao impacto na capacidade reprodutiva e a lista abaixo permite ter uma ideia do possível alcance da doença:

  • Dor lombar, dor no abdómen inferior, pélvis, reto ou vagina
  • Dor durante o ato sexual
  • Menstruação: dolorosa (dismenorreia), irregular ou abundante
  • Obstipação, flatulência, sensação de incapacidade de esvaziar o intestino ou náusea
  • Sangramento vaginal
  • Em alguns casos: dor ao defecar, sensibilidade elevada à dor (hiperalgesia), infertilidade ou dilatação abdominal

Opções de tratamento – Convencional + Medicina Chinesa

Uma das abordagens comuns na medicina ocidental é a prescrição de contraceptivos e inibidores hormonais. Poderá ainda considerar-se a laparoscopia, apesar de ser considerada uma ferramenta de diagnóstico. Caso existam adesões aos órgãos e tecidos mais próximos, que por norma está associados a casos mais graves, poderá ser necessário recorrer a um procedimento cirúrgico. 

Quando nos surgem estes quadros em consultas de Medicina Chinesa, por norma já existe um diagnóstico estabelecido e os sintomas que motivam grande parte das visitas são a dor e a infertilidade. Na verdade, em alguns casos só se diagnostica a endometriose, quando se investiga uma possível causa de infertilidade, pois esta pode ser relativamente assintomática. O tratamento da endometriose poderá incluir acupuntura, moxabustão, massagem, prescrição de fitoterapia e um plano alimentar ajustado às queixas da paciente. 

E a Medicina Chinesa, e particularmente a Acupuntura, por si só, tratam a endometriose?

Sim… e não. As doenças surgem por algum motivo. Grande parte das patologias que causam dor têm por base um quadro de “estagnação de sangue” e a endometriose não foge à regra, embora existam outras nuances a ter em conta – cada caso é um caso.

Este é um desequilíbrio tratado através da Acupuntura e respetivas correções do estilo de vida. A Acupuntura especificamente é uma ferramenta incrível para a gestão da sintomatologia associada à patologia, para parar a proliferação da mesma e possivelmente para a regredir, mas é uma patologia desafiante, com algum impacto na vida da mulher (e possivelmente do casal), pelo que por segurança das pacientes aconselhamos que continuem a consultar um ginecologista para monitorizar a evolução da mesma.

Agende já a sua consulta com os nossos especialistas (clique aqui).

Para mais informações, utilize o nosso formulário de contato ou ligue de 2a a 6a feira (das 9:00-19:00) para 219210023.